Nova Editora

Encarregados de Educação

Pais

Pais/Encarregados Educação

Está provado que o envolvimento dos pais na educação dos seus filhos traz proveitos à performance e à felicidade escolar dos alunos.

O apoio dos pais, através de um conhecimento do currículo não só em termos de conteúdos e métodos mas também das expectativas que este envolve, encoraja os filhos e ajuda-os a desenvolver uma atitude positiva face àquilo que aprendem, assim como às questões que se colocam nessa mesma aprendizagem.

Os pais podem discutir com os seus filhos o que estes fazem e aprendem na escola e podem, assim, através de um contacto regular com os professores, reconhecer o seu esforço e desempenho, como podem ir mais longe, podem tornar-se seus interlocutores activos e criativos levando-os a descobrir mais sobre as matérias. Sendo esta também uma oportunidade de aprendizagem e enriquecimento para os próprios pais na sua relação com os filhos.

Consideram que lhes cabe, a vós pais, uma parte significativa da responsabilidade no êxito escolar dos vossos filhos?

Sim
Não



Com certeza já ouviu falar que mesmo jovens que terminaram o ensino Universitário não têm emprego nas áreas para as quais se formaram e, encontram-se a trabalhar, por exemplo, como caixas dos supermercados. Vamos nos abstrair de outras variáveis, tais como escolha incorrecta do curso, etc. e centrarmo-nos na questão de estar a trabalhar como caixa de supermercado.

Qual dos jovens, um recém licenciado ou outro com o 9º ano, a trabalhar como caixa num supermercado, estará melhor preparado para poder aproveitar as oportunidades, dentro e fora do supermercado e deixar o lugar de caixa? É obvio que será aquele que tem melhores qualificações, mas é claro que não depende só do grau de ensino, haverá outros condicionantes, tais como atitude, perseverança entre outros. Isto indica-nos que a formação ainda é a melhor preparação para o mercado de trabalho."

"Uma má atitude, anula todo o talento"
autor desconhecido